O TEMPO E O VENTO
SINOPSE
O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Érico Veríssimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante cento e cinquenta anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.
Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura, o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.
Longa-metragem de Jayme Monjardim, o épico O Tempo e o Vento, livremente adaptado da obra O Continente, de Erico Verissimo. O filme é uma produção de Nexus Cinema, Panda Filmes e Globo Filmes, com distribuição da Downtown.
O Tempo e o Vento é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.
Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, O Tempo e o Vento é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.
A cidade cenográfica de Santa Fé
Em Bagé, no Parque do Gaúcho, foi construída a cidade de Santa Fé, com 17 edificações em uma área de 10 mil metros quadrados. Mais de 150 pessoas trabalharam para que a cidade descrita por Erico Verissimo em “O Continente” ganhasse vida. A cidade ficará de herança para o município de Bagé. As ilustrações ambientais são de autoria de Ricardo Teixeira.
Site oficial
www.otempoeoventoofilme.com
Poucos romances brasileiros têm um equilíbrio tão sábio entre personagens masculinos e femininos. A crítica percebeu que, para além das explosões épicas, da intensidade histórica, do fôlego narrativo e da visceral recriação de uma sociedade, a magia profunda deste romance reside na força telúrica dos seus personagens. Imortais no imaginário brasileiro. A galeria de personagens de O Tempo e o Vento é uma das mais bem sucedidas da literatura brasileira.
O livro tem vendido milhares de exemplares desde sua primeira edição, em 1949, e hoje, continua sendo conhecido por todos os jovens brasileiros, que ainda se emocionam e se surpreendem com personagens como Capitão Rodrigo, Ana Terra, Pedro Missioneiro, Licurgo e Bibiana, entre tantos. E assim, sempre foi um sonho de muitos diretores tentar adaptar inteiramente “O Continente” (o primeiro volume de O Tempo e o Vento) para cinema. É por isso que Jayme Monjardim, o diretor responsável pelo sucesso de Olga, sonha em realizar um grande filme épico e também de grande emoção, a partir da saga dos Terra Gambará. Um filme que arrebate as platéias com intensidades histórica e dramática, e que também seja estruturado, em termos de produção, com seriedade, como foi também Olga, produzido pela Nexus Cinema (Rita Buzzar).
O Tempo e o Vento é um romance de fundação, isto é, ambiciona – e consegue – criar um painel gigantesco de uma cultura, uma região e um país, dando-lhe uma identidade e um passado através de uma galeria de personagens que se tornaram mitológicos e passaram a conviver com o imaginário contemporâneo do brasileiro.
É certamente um grande desafio adaptar uma obra com tão grande renome e prestígio. Adaptar uma obra como essa consiste uma grande responsabilidade com os milhares de leitores, com os amantes da obra e com a própria literatura brasileira. Mas baseando-se nos trabalhos anteriores da produtora e do diretor, é possível perceber que há grande capacidade e vontade de adaptar o livro com maestria e competência. Em todas as mini-séries e novelas já dirigidas por Jayme Monjardim podemos observar sua experiência e facilidade em dirigir grande elenco, com extensa figuração e cenas imponentes pela vastidão e magnificência. Outra prova, é o filme Olga, seu primeiro filme para cinema, que levou um grande número de pessoas aos cinemas e se tornou um grande sucesso nacional, é a 6ª maior bilheteria do cinema brasileiro. Filme que foi também uma produção da Nexus, que consegue traduzir todo o projeto para uma produção sólida e bem sucedida, como também foi o filme Budapeste, gravado na Hungria e que teve uma produção primorosa.
O O Tempo e o Vento além de ser a adaptação de uma obra muito famosa e rica na história de seus personagens, faz ainda, um resgate histórico do Estado do Rio Grande do Sul, e do Brasil, provocando um direto reconhecimento do público com a sua própria história. Sem dúvida é um projeto para ser feito, para que quem não conhece a obra, passe a conhecer sua encantadora história e para que quem já conhece e adora, possa com o filme, ter sua imaginação materializada junto na tela do cinema.
Por último, é necessário falar da beleza do livro de Érico Veríssimo, dos lugares por onde sua narrativa caminha: os pampas, as coxilhas, os bosques do Sul. As atrações naturais que o filme trará aos seus espectadores.
Em O Tempo e o Vento iremos repetir a experiência vitoriosa do “Olga”, na parceria que se renova com a Downtown Filmes e com a Globo Filmes:
Globo Filmes – Desde 1998, quando foi criada, produziu e co-produziu mais de 90 filmes, levando para as salas de exibição mais de 90 milhões de espectadores. Alguns de seus sucessos: Se Eu Fosse Você 1 e 2, 2 Filhos de Francisco, Carandiru, Chico Xavier, Cidade de Deus, Lisbela e o Prisioneiro, Cazuza – O Tempo Não Pára, Olga e Os Normais. Todos os esses filmes ultrapassaram a marca de 3 milhões de espectadores.
Downtown Filmes – Distribuidora independente, que dedica-se exclusivamente ao lançamento de filmes brasileiros. Faz parte de seu catálogo, títulos como: Estômago, Meu Nome Não é Johnny, Divã, Chico Xavier, Malu de Bicicleta e Lixo Extraordinário , documentário indicado ao Oscar 2011.
Produtora:
Co-produtores:
Distribuição:
Co-distribuição:
Produtores Associados:
JAMES LYNCH
Patrocínio:
Apoiadores:
Trailer
GALERIA DE FOTOS
Mais fotos >
Assista ao Filme
Ouça a Trilha
FICHA TÉCNICA
ELENCO PRINCIPAL
Fernanda Montenegro – Bibiana Terra Cambará
Thiago Lacerda – Capitão Rodrigo Cambará
Marjorie Estiano – Bibiana Terra Cambará
Cléo Pires – Ana Terra
Suzana Pires – Ana Terra
Janaína Kremer – Bibiana Terra Cambará
Martin Rodriguez – Pedro Missioneiro
Vanessa Lóes – Maria Valéria
Rafael Cardoso – Florêncio
Igor Rickli – Bolívar Cambará
Mayana Moura – Luzia Silva
Cacá Amaral e Rafael Tombini – Pedro Terra
José de Abreu – Coronel Ricardo Amaral
Leonardo Medeiros – Bento Amaral
Paulo Goulart – Coronel Ricardo Amaral Neto
Leonardo Machado – Marciano Bezerra
Zé Adão Barbosa – Padre Lara
César Troncoso – Padre Alonzo
Cyria Coentro – Henriqueta Terra
Luiz Carlos Vasconcellos – Maneco Terra
José Henrique Ligabue – Antônio Terra
JN Canabarro e Cris Pereira – Juvenal Terra
Luiza Ollé e Áurea Baptista – Arminda Terra
Luis Franke – Nicolau
Fernanda Carvalho Leite – Paula
EQUIPE PRINCIPAL
1º ASSISTENTE ELÉTRICA Flávio Nascimento
1º ASSISTENTE ELÉTRICA Miguel de Paula
2ºASSISTENTE ELÉTRICA Rodrigo Pereira
2º ASSISTENTE ELÉTRICA Denis Manoel
AJUDANTE DE ELÉTRICA Walter Torres
GERADORISTA Kiko
MAQUINISTA Mineiro
1º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Everton Juba
1º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Thiago Augusto
2º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Rodrigo Mourão Kiwi
2º ASSISTENTE DE MAQUINÁRIA Dhyoni Luiz Marcel
AJUDANTE DE MAQUINÁRIA Manoel Alegria Jr
TÉCNICO DE SOM Jorge Saldanha
1º MICROFONISTA Rômulo Drummond
2º MICROFONISTA Bito
COORDENADORA DE PRODUÇÃO Renata Artigas
COORDENADORA DE PRODUÇÃO Jéssica Luz
1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Debora Soares
1º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Marília Garske
2º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Gustavo Morais
2º ASSISTENTE DE PRODUÇÃO Tiago Vaz
COORDENADORA DE HOTELARIA Magali Heinze
COORDENADOR DE TRANSPORTE Marcos Rohring
COORDENADOR DE TRANSPORTE Marcelo Martin Castellar
PRODUTOR DE FRENTE E EFEITOS ESPECIAIS Gerson Alemão
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Guilherme Alcantara Brod
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Renato
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Diego
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Carlão
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Aucimar
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Claudião
ASSISTENTE DE EFEITOS ESPECIAIS Natália
PRODUTOR DE FRENTE Daniel Lombardi
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO DE FRENTE Horelha
PLATÔ Perigoso
ASSISTENTE DE PLATÔ Nilsinho
ASSISTENTE DE PLATÔ Vandeci
AJUDANTE DE SET E FRENTE Gustavo Veiga de Jesus
ALIMENTAÇÃO DE SET Chico
MANUTENÇÃO Karime
PRODUTORA DE ARTE Jussara Xavier
ASSISTENTE PROD. ARTE Adriana Nascimento Borba
ASSISTENTE PROD. ARTE Angela Pralon
COORDENADOR DE ARTE Mauro Moreira
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Santana
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Eliane
ASS DE COORDENAÇÃO DE ARTE Raul
PRODUTORA DE OBJETOS – Clarissa Ramires
CONTRA-REGRA Malvino
ASS CONTRA-REGRA Valmir
ASS CONTRA-REGRA Fernanda Mansur
CENÓGRAFO Eduardo Antunes
CENÓGRAFO Gilson Santos
CENÓGRAFO Ana Paula Antunes
CENÓGRAFO Felipe Serran
PRODUTORA DE ARTE Raiza Antunes
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Adriana Alexander
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Paula Karam Osório
COORDENADOR DE ARMAS E AÇÃO Márcio de Bittencourt
COORDENADOR DE ARMAS E DIRETOR DE AÇÃO Sérgio Farjalla Junior
ASSISTENTE DE ARMAS Eugênio Carlos
FIGURINISTA Severo Luzardo
FIGURINISTA ASSISTENTE Coca Serpa
2ª ASSISTENTE DE FIGURINO Francine Mendes
1º CAMAREIRO Deivid Vieira
1º CAMAREIRA Juliana Barja
2º CAMAREIRO Luciano Maia
APOIO FIGURINO Kelly Pinheiro
APOIO FIGURINO Gabriela Lugris
APOIO FIGURINO Ana Paula Gularte
MAQUIADORA Marisa Amenta
ASSISTENTE DE MAQUIAGEM Sandro Valério
CABELEREIRO Emi Sato
CABELEREIRO ASSISTENTE Lilian Akimi
MAQUIADOR EFEITO Mario Campioli
ASSISTENTE DE MONTAGEM Luísa Breda
PRODUTOR DE SOM Alexandre Guerra
CINEGRAFISTA MAKING OF Albert Luiz Silva Moreira
PRODUTOR DE ANIMAIS Lisandro Amaral
PRODUTORA DE ANIMAIS Kika
TREINADOR Rodrigo Pinto
PRODUTORA DE FIGURAÇÃO Martha Hentschke
ASSIST. DE FIGURAÇÃO Berenice
ESTAGIÁRIA DIREÇÃO Lilika Mattos
ESTAGIÁRIO DIREÇÃO Pedro Wainer
ESTAGIÁRIO Emerson Klaus
ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO Bruna Ayres
ESTAGIÁRIA DE PRODUÇÃO Josie
ESTAGIÁRIO DE PRODUÇÃO Murilo
ESTAGIÁRIO PLATÔ Brow
ESTAGIÁRIO DE ARTE Marcio Mor
ESTAGIÁRIA DE ELENCO Yaçana
ESTAGIÁRIO FINANCEIRO Camila Barbachã
ASSESSORA DE IMPRENSA Milena Fischer